Ações

III Marcha Estadual da Juventude Rural - 19 de Julho de 2012
 




4º Congresso Estadual da Juventude Rural

A CEJTTR - Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é uma instância de organização da FETAG-RS, representada por jovens das 23 Regionais Sindicais que se organiza e busca estabelecer ações estratégicas de consolidação do trabalho da juventude trabalhadora rural no movimento sindical.
É apostando na organização da juventude que a FETAG, através da CEJTTR - Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizou o 4º Congresso Estadual da Juventude Trabalhadora Rural.
A partir do Congresso Estadual, nosso desafio é, além de construir coletivamente rumos para a juventude trabalhadora rural, reafirmar a nossa militância de juventude, fortalecendo a organização sindical.

II Marcha Estadual da Juventude

A CEJTTR - Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da FETAG, organizada e representada por todas regiões do Estado, comemora as conquistas enquanto jovens trabalhadores rurais junto às instâncias governamentais,através das políticas públicas já implementadas no meio rural.
A sucessão rural foi o lema principal desta II Marcha. Temos muitas conquistas, mas queremos muito mais e, principalmente, queremos fortalecer a agricultura familiar através do processo de sucessão da atividade rural, oferecendo oportunidade para a permanência do jovem no meio rural com perspectivas e sonhos reais.
Entendendo que são necessárias ações urgentes para garantir a efetiva sucessão no meio rural, a II Marcha Estadual da Juventude Rural realizada no dia 15 de julho, propõe um debate junto ao movimento sindical, onde a juventude rural quer discutir esse tema focado na construção de políticas públicas baseado em cinco eixos:

Geração de Renda
Formação Profissional
Assistência Técnica
Educação Rural
Meio Ambiente


Geração de renda

Esta temática é uma das prioridades enquanto ferramenta estratégica para viabilização e sobrevivência da agricultura familiar e elevação da auto-estima das famílias. Para isso necessitamos criar mecanismos voltados na organização da produção, na agroindustrialização e comercialização, na criação de novos nichos de mercados e/ou implantação de novas matrizes produtivas locais e regionais como forma de agregar valor a nossa produção.
Formação Profissional
Necessitamos de mais investimento na área de formação principalmente para qualificação e gerenciamento da propriedade e nas áreas profissionalizantes como produção de alimentos, agroindústrias e outros, como forma de oportunizar alternativas de geração de renda.

Assistência Técnica
Enquanto forma de geração de renda se faz necessário uma assistência técnica presente, qualificada e que interaja com o conhecimento dos agricultores, preservando a realidade local e regional.
Educação Rural
Temos a necessidade de um novo modelo de educação, de uma nova pedagogia, capaz de valorizar a realidade e a auto-estima do nosso jovem. Com isso podemos manter o contato com a propriedade e desenvolvendo, com ele, um projeto de vida digna no meio rural.

Meio Ambiente

A preservação ambiental e a correta utilização dos recursos naturais devem estar associadas à produção sustentável de alimentos pelos agricultores familiares. Nesse sentido, temos o compromisso de propor alternativas de conscientização da sociedade e lutar por alterações na legislação ambiental, como forma de viabilização dessas famílias em suas propriedades.


Projeto de Inclusão Digital no Meio Rural e Cinema no Campo


Candelária - RS


O jovem Dionatan participou do projeto de capacitação no Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural e ao término do curso (e em parceria com o Sindicato, a Prefeitura Municipal e a Associação Candelariense de Juventude Rural) conseguiu viabilizar o Projeto de Inclusão Digital no Meio Rural, onde obtiveram crédito para compra de equipamentos e capacitações para jovens e agricultores. Além dos computadores, foram adquiridos também um projetor e a tela que são utilizados no projeto de Cinema no Campo. As exibições acontecem nas comunidades rurais, onde o grupo de jovens que organiza é responsável por convidar a comunidade a participar. O Cinema Rural era um antigo sonho de outras lideranças do Sindicato, que com a conquista dos equipamentos, os jovens viram a possibilidade de realizar.